TRABALHOS

As pinturas da exposição “Revelações” foram feitas para o espaço do Salão Nobre da Prefeitura de Iguaba e obedecem ao desejo da artista de produzir obras em maior escala.

“Revelações” remete tanto a uma atitude quanto a um processo de trabalho, pintar e repintar. Revelando e descobrindo. O desejo de subverter o espaço e ao mesmo tempo o fascínio pelo monumental gera o uso de materiais mais maleáveis .

 Ao utilizar a lona plástica como suporte para a pintura, a artista sai da parede e percorre o espaço. A pintura transforma-se numa instalação onde o público observa a obra quase como um objeto onde se poderia adentrar. A obra torna-se objeto que se expande. Convida o espectador à uma experiência de encontros e desencontros.

NAPOLEÃO - 2014
Acrílica s/ tela – 0,60 x 1,20 m

O trabalho “Napoleão” traduz o desejo de grandeza, representado pelo vermelho, cor que simboliza poder, sangue e vida que pulsa também nele. Napoleão que estava  escondido sai como que cumprimentando. O fundo é amarelo e Napoleão é preto.



      O PENSADOR - 2014
Acrílica s/ tela – 0,60 x 1,20 m

“O pensador” é uma releitura da escultura de Rodin. Representa o homem que pensa e reflete sobre a natureza das coisas. Está estático mas possui movimento. Parece parado, imóvel, na inércia mas já a venceu-a antes mesmo de começar qualquer movimento pois este nasce na mente que não para nunca. A mente é mais veloz que a luz. É livre em si mesma. Nada e nem ninguém a pode encontrar. Ela é tudo e nada. Sabe tudo e não sabe nada pois tem desejo por tudo e não quer parar. Ninguém a conhece mas todos a desejam e, poucos a percebem.




FOGO - 2014                           
Acrílica s/ tela – 0,60 x 1,20 m

A pintura “Fogo” representa força. Este elemento da natureza tem o poder de construir e de destruir. Deus, Aquele que é tudo pode tudo e controla tudo, apareceu a Moises numa sarça ardente. Era um arbusto que tinha fogo mas não se queimava.. A pintura possui no seu centro uma mancha esverdeada que representa a sarça que se queima sem se consumir.






 SONHO DA MANHÃ - 2014 
Acrílica s/ lona plástica – 4,00 x 1,40 m

Sonho da manhã...” O trabalho apresenta o azul do céu e as linhas decalcadas do piso. Céu e terra se misturam e convivem harmonicamente. O céu está na terra e a terra no céu.




PRECE DE MOISEIS 1 - 2014
Acrílica s/ lona plástica – 1,40 x 5,00 m

 Prece de Moisés 1”  e “Prece de Moisés 2” que tratam da missão ao qual Moises foi enviado: libertar o povo da escravidão do Egito. Depois de ter libertado seu povo, Deus o conduziu através das águas e através do deserto. O sinal visível do pacto entre Deus e o seu povo são as tábuas da lei que ligam céu e terra na verticalidade dos trabalhos que ora são alegres, ora sangrentos. “Prece de Moisés 1”  e “Prece de Moisés 2” simbolizam também o Mar Vermelho que se abre e se fecha diante de Moiséis: um todo e partes. Nele um povo se liberta e outro morre. Para representar a morte e a vida há cruzes ao fundo do trabalho.






RETORNAI AO PÓ - 2014
Acrílica s/ lona plástica – 3,50 x 1,40 m


O trabalho “Retornai ao pó” exprime morte, violência, guerra que são frutos do individualismo. As cores dessa pintura são preto e vermelho. O preto lembra a escuridão, a quebra do pacto e, o vermelho lembra sangue, vida e morte. Há alguns rasgos onde aparece o fundo cinza (“Black out”) e para completar a idéia de envelhecido, talco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário